Argentina empata com a Colômbia mesmo com um a menos e sem Messi

A Argentina conseguiu evitar a derrota diante da Colômbia

Mesmo jogando grande parte do segundo tempo com 10 jogadores e sem Lionel Messi em campo. O empate a uma bola (1-1), em Buenos Aires, marcou a 16.ª jornada das eliminatórias sul-americanas para o Mundial de 2026.

Já qualificada e com o primeiro lugar do grupo assegurado, a seleção campeã mundial mostrou garra perante os adeptos que encheram o Estádio Monumental. O golo do empate surgiu aos 81 minutos, por intermédio de Thiago Almada, médio do Lyon, pouco depois da expulsão de Enzo Fernández e da saída de Messi, visivelmente esgotado após liderar o ataque argentino.

A Colômbia adiantou-se no marcador aos 24 minutos, graças a um grande golo de Luis Díaz. O ex-jogador do FC Porto arrancou pela esquerda, fletiu para o meio e finalizou de forma certeira, sem hipóteses para Emiliano Martínez.

Apesar de terem estado perto de marcar o segundo, com uma oportunidade de Richard Ríos aos 85 minutos, os colombianos não conseguiram manter a vantagem. Nicolás Otamendi, central do Benfica, jogou os 90 minutos e assumiu a braçadeira de capitão após a substituição de Messi.

Na tabela, a Argentina soma agora 35 pontos. A Colômbia, com 22, ocupa o sexto lugar – o último de qualificação direta – e está a apenas uma vitória de garantir presença no Mundial, enfrentando ainda Bolívia e Venezuela nas jornadas finais.

Uruguai mais perto do apuramento

O Uruguai deu um passo importante rumo ao Mundial ao vencer a Venezuela por 2-0 em Montevidéu. Rodrigo Aguirre abriu o marcador aos 43 minutos, com assistência de Maxi Araújo, e De Arrascaeta ampliou logo após o intervalo, aos 47.

Com 24 pontos, os uruguaios, ausentes de apenas um Mundial desde 2006, precisam agora de apenas mais um ponto para selar a qualificação. A Venezuela segue em sétimo, com 18 pontos, posição que dá acesso ao play-off intercontinental.

Chile fora do Mundial, Bolívia ainda sonha

No jogo de abertura da ronda, o Chile foi eliminado ao perder por 2-0 na altitude de El Alto, frente à Bolívia. Miguelito (10') e Enzo Montero (90') marcaram os golos da equipa da casa, que reforça o oitavo lugar com 17 pontos, a apenas um da Venezuela. A Bolívia, recorde-se, participou em três edições do Mundial: 1930, 1950 e 1994.

Mais seleções podem carimbar o passaporte na 16.ª jornada

Além da Argentina, que já está apurada, outras seleções podem garantir o apuramento nesta jornada: o Brasil, caso vença o Paraguai; os próprios paraguaios, se evitarem a derrota em São Paulo; e o Equador, se pontuar fora frente ao Peru.

A fase final do Mundial de 2026 será disputada entre 11 de junho e 19 de julho, nos Estados Unidos, Canadá e México.

Enviar um comentário

0 Comentários